"A infertilidade é o resultado de uma falência orgânica devida à disfunção dos órgãos reprodutores ou dos gâmetas"
Um casal é infértil quando não alcança a gravidez desejada ao fim de um ano de vida sexual contínua sem métodos contraceptivos.
Atenção: Esta definição é válida para um casal com vida sexual plena de amor e prazer (3-5 vezes por semana), em que a mulher tem menos de 35 anos de idade, e em que ambos não conhecem qualquer tipo de causa de infertilidade que os atinja. Também se considera infértil o casal que apresenta abortamentos de repetição (3 ou mais, consecutivos).
O senso comum associa o termo infertilidade apenas ao sexo feminino. Essa ideia está, de certa forma, errada, pois quando um casal quando planeia ter um filho e não consegue, a "culpa" nem sempre é da parte feminina. Pode ser devido a problemas no sistema reprodutor masculino, ou até mesmo devido ao facto do parceiro masculino ser estéril.
A infertilidade feminina é um termo usado para mulheres menstruadas que não são capazes de engravidar após um ano de tentativas.
Claro que, como seria de esperar, toda a regra tem exceção, e falaremos de uma muito em breve.
NOTA: As mulheres que são capazes de engravidar, mas que não conseguem levar a gravidez até o final, também podem ser consideradas inférteis.
Fontes:
Sem comentários:
Enviar um comentário