terça-feira, 5 de novembro de 2013

Infertilidade feminina por via de maus habitos

Apesar de existirem muitas doenças causadoras de infertilidade feminina existe também uma relação entre os hábitos da mulher e a sua fertilidade. Há mulheres com hábitos prejudiciais à sua saúde como o tabaco, consumo de estupefacientes, álcool,  entre outros. Como tal, é de esperar que sejam pouco férteis. 

  •  Tabaco
Todos nós sabemos que fumar prejudica gravemente a saúde mas além disso, é considerado o maior veneno reprodutivo dos dias de hoje e, segundo uma Sociedade Americana de medicina, 13% da infertilidade feminina deriva do consumo de tabaco. Além disto, o tabaco tem outras consequências como o aumento de risco de aborto (aumenta cerca de 27%), a entrada precoce na menopausa (um a quatro anos antes), aumento de risco de gravidez ectópica, do risco de deslocamento da placenta e de ocorrência de parto prematuro.

  •  Álcool


Tal como o tabaco, o álcool também prejudica gravemente a nossa saúde quando consumido em excesso. Mulheres cujo consumo de álcool é elevado têm mais dificuldades em engravidar e apresentam problemas durante a gravidez, como o crescimento retardado do feto.


  • Drogas
 A presença de drogas no organismo não só  torna mais complicado a mulher engravidar, como pode levar à presença de graves problemas durante a gravidez, como aborto, má formação do feto e parto prematuro. Estes problemas são mais frequentes com o consumo de cocaína, barbitúricos (tranquilizantes), anfetaminas (usados para diminuir a apetite), anabolizantes (aumento da massa muscular) e maconha - pode causar irregularidades na menstruação e afetar a divisão celular.

Para além disto ainda há fatores quotidianos que podem afetar a fertilidade da mulher. Sabias que o stress pode ser uma causa de infertilidade? Deste modo a mulher terá de aprender a lidar com o stress, realizando atividades que permitam "aliviar" os níveis de nervosismo e adrenalina. 
A mulher deverá também ter em atenção na sua alimentação, tentando que esta seja variada e equilibrada. 


Pode-se então concluir que existe uma estreita relação entre hábitos nocivos à saúde e a infertilidade.



Fontes:
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,maus-habitos-de-saude-causam-infertilidade-apontaestudo,857734,0.htm
http://www.fertilidadenatural.com.br/pdf/capitulo07.pdf 

Sem comentários:

Enviar um comentário